Como reduzir riscos no processo de aquisição uniforme

André Olímpio • December 28, 2021

Gerenciamento de riscos no processo de aquisição uniforme

Você realiza o gerenciamento de riscos no seu processo de aquisição de uniformes? 



Os uniformes estão intrinsecamente ligados ao corpo empresarial e são importantes em muitos aspectos de uma organização.


Existem muitas perspectivas que precisamos considerar. Neste artigo vamos falar sobre os 6 pontos a se considerar na troca de fornecedores de uniformes ou até mesmo a implementação de novos uniformes.


Quando uma organização embarca na troca de uniformes, ou fornecedores de uniformes, há potencial para uma agitação negativa dentro da empresa. Essa inquietação pode ter um efeito cascata em toda organização. Por exemplo, você pode encontrar funcionários que são resistentes a mudanças, franqueados ou departamentos que insistem em fazer suas próprias coisas ou representantes sindicais que desejam ter maior influência no processo de design de uniformes. Esses riscos têm o potencial de diminuir as coisas boas que vêm com a atualização dos fornecedores de uniformes.


Felizmente, há boas notícias. Conhecer os 6 pontos de contato nos estágios de aquisição e implementação evitará armadilhas que trazem grande parte do estresse.


1. Cultura da empresa.


Como os novos uniformes impactarão a cultura da sua empresa?


Alguns setores são mais sensíveis a mudanças do que outros. As empresas com uma grande porcentagem de funcionárias do sexo feminino tendem a investir mais no que vestem para trabalhar e em como as roupas se adaptam ou se adaptam ao formato do corpo. Da mesma forma, o pessoal da linha de frente que trabalha em turnos mais longos tenderá a estar mais interessado na função e no conforto do que em características elegantes específicas.


Embora um novo uniforme deva ser uma renovação estimulante de uma marca, há o risco de alguns funcionários se ressentirem de serem 'forçados' a mudar. Aqueles que se sentem desconfortáveis ​​com a forma do corpo são particularmente vulneráveis. Mudar de uniforme pode afetar sua confiança, o que pode afetar seu desempenho e motivação, além de afetar a cultura de uma equipe inteira. Felizmente, existem várias estratégias para proteger a cultura da empresa e, ao mesmo tempo, garantir que sua equipe aproveite os novos uniformes.


Alex, Diretor da Arteen Uniformes dá o seguinte conselho - “Mantenha sua equipe informada durante todo o processo de aquisição de uniformes, para que não sejam pegos de surpresa quando os novos uniformes chegarem”.



2. Relacionamentos-chave.


Como o processo de aquisição afetará os relacionamentos dentro da sua empresa?


Mudanças em qualquer negócio são notadas. Nada mais do que quando se trata de trocar o uniforme de sua equipe.


Algumas partes interessadas podem estar confortáveis ​​com o status quo e resistirão em mudar de fornecedor. Isso pode ser predominante em modelos de negócios de franquia, onde os franqueados individuais estabeleceram relacionamentos com um fornecedor local de uniformes ou têm um acordo especial pelo qual se beneficiam pessoalmente.


Esse tipo de abordagem isolada tornará muito difícil o gerenciamento da qualidade e da consistência de sua marca. Também pode ter um custo diferente em toda a empresa, resultando em oportunidades perdidas de economizar tempo e dinheiro em toda a cadeia de abastecimento.

 

Lembre-se dos três C's das eficiências da cadeia de suprimentos:


1.    Consistência - qualidade e aparência padronizadas.

2.    Consolidação - economizando tempo.

3.    Custos - reduzindo custos de compra.

 


3. Representantes sindicais.


Como os representantes sindicais reagirão à mudança nos uniformes da empresa?

 

Se sua organização faz parte de um sindicato, você pode consultar seu representante sindical no início do processo. Eduque-os sobre as razões da mudança. Envolva-os para fornecer qualquer contribuição que possa contribuir para a tomada de decisões. Por exemplo, sem o seu conhecimento, um uniforme proposto pode ter uma característica que pode ser considerada insegura, aumentar o risco no local de trabalho ou restringir a realização do seu trabalho.


Fale com o seu fornecedor de uniformes no início do processo para determinar quais padrões de segurança precisam ser atendidos para o seu setor - você pode economizar tempo e dinheiro no final. Não confie apenas no seu representante sindical para fornecer especificações sobre os requisitos de segurança de vestuário de trabalho!



4. Imagem de marca.


Quais são os riscos para a imagem da minha empresa ao trocar de uniforme?


Sua equipe é uma representação visível de sua marca e pode haver potencial para a equipe se recusar a usar o novo uniforme por causa do conforto, ajuste ou design. Vimos isso acontecer na mídia recentemente com uma marca de companhia aérea americana. Se os funcionários tiverem acesso e usarem o uniforme antigo, sua empresa não apenas estará em um mundo de sofrimento, mas terá uma imagem de marca inconsistente. Da mesma forma, funcionários reclamando publicamente de seus uniformes podem impactar a reputação de sua marca.


As empresas com uma grande força de trabalho devem desenvolver um plano de implantação para a transição dos uniformes antigos para os novos. Trabalhe com suas várias equipes para antecipar quaisquer problemas e determinar uma data para a mudança que todos estejam cientes e entendam. Isso é mais crítico ao reformular a marca de sua empresa ou quando o novo logotipo ou nome comercial for diferente.


Se ter uniformes antigos em circulação representa um risco - segurança, reputação ou outro - considere como você lidará com os uniformes indesejados. Considere um Programa de Reciclagem Uniforme e recicle-os com responsabilidade.

Mas o que acontece quando a direção estratégica de uma empresa está em conflito com um novo uniforme?

 

Uma marca pode desejar atualizar seus uniformes para parecer mais relevante ou melhorar a experiência do cliente. Ou eles podem querer melhorar a cultura da empresa. É muito difícil fazer com que sua equipe se envolva com essas estratégias se eles se sentirem subestimados pela escolha do uniforme fornecido. Se você está planejando lançar uma nova estratégia de negócios, certifique-se de que seu uniforme esteja alinhado com ela. Desde a escolha dos materiais até a seleção da cor ou o comprimento da roupa - cada detalhe deve refletir o que sua marca representa e como você deseja que a equipe e os clientes se sintam.

 


5. Tempo e dinheiro.


O que acontece se o processo de aquisição não for bem gerenciado?


Um novo lançamento de uniforme é um investimento significativo de recursos. Se você não gerenciar todas as partes interessadas corretamente, poderá cometer erros caros. Erros que podem não ser evidentes até que seja tarde demais. Erros e omissões durante o processo de aquisição são caros para consertar mais tarde. Além das implicações financeiras, pode afetar as datas de entrega e implementação, sem mencionar o estresse considerável sobre a equipe de aquisições. Isso, por sua vez, pode prejudicar a reputação da sua marca, a moral da equipe, relacionamentos importantes e muito mais.


Você também deve considerar como o programa de uniformes e a "aparência" que você selecionou cuidadosamente são mantidos ao longo do tempo. Certifique-se de ter uma política de uniforme abrangente.


Temos um material sobre a implementação da política do uso dos uniformes. Acesse e baixe nosso modelo de política uniforme.



6. Segurança da empresa.


O que acontece com os uniformes antigos de marca?


O descarte dos uniformes antigos também precisa ser considerado de forma ambientalmente responsável e que não prejudique a segurança do negócio. Os funcionários precisam entregá-los aos gerentes para descartá-los corretamente e recolher os uniformes que representam um risco à segurança se caírem nas mãos erradas, ou os funcionários têm que se desfazer dos uniformes por conta própria?


Felizmente, existem serviços de reciclagem de têxteis disponíveis para empresas comerciais que resolvem este problema!

Espero ter ajudado 


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