Quem deve pagar pelos uniformes nas empresas, o que diz a lei?

André Olímpio • January 4, 2022

Quem deve pagar pelos uniformes nas empresas, o que diz a lei?

Mesmo que a utilização de uniformes profissionais personalizados seja uma prática comum em pequenas, médias e grandes empresas, as regras sobre o uso das roupas de trabalho ainda geram dúvidas em empresários e colaboradores.


Muitas delas, acabam provocando conflitos internos que podem ser facilmente resolvidos com uma consulta às Leis Trabalhistas. Elas definem diretrizes claras em cada situação, como a obrigatoriedade dos uniformes, a venda das peças e as penalidades para o descumprimento dos códigos de vestimenta.


E uma dúvida comum é se a empresa pode obrigar o uso de uniformes?


Sim, a empresa pode definir o uniforme como vestimenta padrão no ambiente de trabalho. Veja o que diz o Artigo 456-A, incluído em 2017 nas leis de trabalho:


“Cabe ao empregador definir o padrão de vestimenta no meio ambiente laboral, sendo lícita a inclusão no uniforme de logomarcas da própria empresa ou de empresas parceiras e de outros itens de identificação relacionados à atividade desempenhada.”


E se o funcionário se recusar a utilizar o uniforme obrigatório?


Quando o colaborador assina o contrato de trabalho, ele aceita cumprir as regras estabelecidas pelo empregador no documento, inclusive às que se referem ao uso obrigatório do uniforme. Por isso, quem se recusa a cumprir o código de vestimenta pré-estabelecido está sujeito à advertências e, em últimos casos, suspensão.


Mas é preciso ficar atento quanto a exposição do funcionário ao definir o uniforme obrigatório. Ele não pode expor o empregado a situações vexatórias ou ridículas, ser excessivamente decotado, nem conter frases insinuantes ou de duplo sentido. Além disso, também é preciso levar em consideração a exposição exagerada de frio ou calor, já que as roupas devem ser confortáveis para o trabalho.


De acordo com a lei, quando o uniforme é obrigatório a empresa deve fornecer as peças para seus colaboradores. Já se o uso é opcional, é possível subsidiar apenas uma parte do valor ou cobrá-lo integralmente dos funcionários.

 

Fique atento, as regras para Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são diferentes. Nesse caso, o empregador é obrigado “a fornecer, gratuitamente, a juízo da autoridade competente, os recursos de proteção individual, tais como óculos, máscaras, luvas e roupas especiais, para a defesa dos olhos, do aparelho respiratório e da pele, de acordo com a natureza do trabalho. (Artigo 389 da CLT)”

 

E quem paga pela reposição de peças desgastadas, perdidas ou danificadas?

 

Segundo o artigo 462 da lei trabalhista, o empregador pode fazer descontos no salário desde que exista um recibo de recebimento do uniforme, assinado pelo funcionário, que deixe explícita a responsabilidade dele sobre as peças e a possibilidade do desconto em caso de dano.

 

Vamos falar sobre as 2 últimas dúvidas:


  • A higienização do uniforme é responsabilidade do empregador?
  • Pode proibir a utilização do uniforme fora do local de trabalho?

 

A higienização do uniforme é responsabilidade do empregador?


Algumas empresas preferem ficar responsáveis pela higienização dos uniformes, para garantir a conservação das peças. Já outras, definem que essa é uma atribuição do colaborador. Mas, afinal, o que diz a legislação sobre isso?

 

A regra é encontrada no parágrafo único do artigo 456A: “A higienização do uniforme é de responsabilidade do trabalhador, salvo nas hipóteses em que forem necessários procedimentos ou produtos diferentes dos utilizados para a higienização das vestimentas de uso comum. ”

 

Posso proibir a utilização do uniforme fora do local de trabalho?


Sim, a proibição do uso das roupas profissionais fora dos horários e locais de trabalho é permitida, mesmo após o cumprimento da jornada do dia. Mas, para que isso seja possível, o recibo assinado pelo colaborador deve deixar essa restrição clara e que o não cumprimento dessa regra poderá resultar em advertência ou suspensão.

 

E aí, conseguiu tirar todas as suas dúvidas? Lembre-se, as leis sobre uniformes são ótimas ferramentas para evitar conflitos no ambiente de trabalho, por isso, é importante deixar os colaboradores sempre cientes das regras e medidas adotadas pela empresa.


Acredito que uma política de uso de uniformes ajude você e sua equipe a evitar conflitos nas regras referente a uso dos uniformes. Uma política de uniformes explica como o uniforme da empresa deve ser usado, o que é aceitável (e o que não é) e as implicações se caso essas diretrizes forem violadas.



Temos um conteúdo exclusivo no nosso blog que fala sobre os benefícios de implementar uma política de uso do uniforme dentro da sua empresa. Acesse e aproveite.


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