8 etapas para garantir que sua aquisição de uniformes seja um sucesso
8 etapas para garantir que sua aquisição de uniformes seja um sucesso
Alguns fornecedores de uniformes pensam apenas nas vendas e frequentemente negligenciam o processo de fabricação e as estratégias de gerenciamento.
Neste artigo vamos falar sobre as 8 etapas para garantir que sua aquisição de uniformes seja um sucesso.
Procure fornecedores de uniformes que realmente entendam todo processo de aquisição. Ao trabalhar com fornecedores de uniformes confiáveis que oferecem um serviço completo, não haverá nenhum risco.
Quer você esteja procurando uma atualização simples ou uma reformulação completa da marca, a colaboração antecipada com o fornecedor do seu uniforme permitirá espaço para personalização e criatividade. Ao trabalhar nos detalhes, você saberá quantos uniformes solicitar inicialmente e quantos podem ser entregues posteriormente.
Um fornecedor de uniformes profissionais deve ter um conhecimento profundo do seu negócio e do papel que o uniforme desempenha dentro dele. Há muito mais a se considerar do que a cor do uniforme e a colocação do logotipo!
Para garantir que seu plano de aquisição uniforme seja bem-sucedido, certifique-se de considerar o seguinte:
1. Antecipe a sua equipe para a mudança
Para alguns funcionários, a incerteza pode ser muito desestabilizadora. Para ajudar sua equipe a se sentir confortável e mitigar as incertezas durante a transição, mantenha-os informados e instruídos durante todo o processo. Considere a criação da política de uniformes para que sua equipe saiba o que é aceitável e o que não é.
As Políticas de Uniformidade detalham as regras em torno do uniforme, itens específicos para funções específicas, bem como os aspectos de estilo do uniforme. Não só garante a consistência da marca, mas também cria um nível de conforto quando os funcionários sabem como se vestir.
Esteja preparado para alguma resistência. Ajude sua equipe a se sentir entusiasmada com a mudança futura, garantindo que sua opinião seja ouvida e valorizada.
Os gerentes devem respeitar a equipe da linha de frente e seus valiosos insights sobre praticidade, adequação, conforto e durabilidade. Os funcionários da linha de frente geralmente são aqueles que usam uniformes - muitas vezes em condições variáveis para longos turnos - portanto, são os principais interessados no processo de engajamento.
2. Considere as partes interessadas
Certifique-se de que a mudança para um novo fornecedor de uniforme seja um sucesso, considerando as necessidades de suas partes interessadas. Para ajudar a decidir quem são seus principais interessados, pergunte o seguinte:
- Quem precisa fazer parte da nossa equipe de transição?
- Quem será o responsável por qual componente?
- Que valor cada função trará para cada parte do processo?
- Que tipo de habilidades precisamos buscar em outros funcionários se não tivermos essas funções em nossa empresa?
- Quando devo envolver as partes interessadas no processo?
- No vídeo prático Projetando sua “Equipe dos Sonhos” de Aquisições Uniformes falamos mais detalhadamente para ver quais funções precisam ser preenchidas.
3. Mantenha a comunicação com sua equipe em alta
Você sabia que a incerteza cria uma resposta de ameaça no cérebro? Consome energia neural extra, diminui a memória, afeta o desempenho e reduz o engajamento?
Evite incertezas mantendo os canais de comunicação abertos. Os gerentes podem criar uma percepção de certeza sendo transparentes sobre “por que” as mudanças estão acontecendo, fornecendo planos detalhados e dividindo as mudanças em pedaços menores e mais gerenciáveis. Transparência é a chave para criar certeza.
O roteiro para mudar começa com a comunicação:
- Considere antecipadamente como você comunicará internamente a mudança.
- Mapeie o processo e os principais marcos.
- Deixe claro que os funcionários são incentivados a compartilhar suas opiniões e feedback em várias partes do processo. Se os funcionários souberem como é o roteiro para a mudança, eles se sentirão mais confiantes e entusiasmados com isso.
- Não se esqueça de envolver suas equipes de RH, Comunicações ou Marketing no início do processo. Eles podem distribuir informações por meio de seus canais; apoiar o processo de implementação e responder a dúvidas, reclamações ou sugestões.
4. Considere a faixa de tamanho dos uniformes
Os funcionários querem sentir que seu uniforme foi projetado para o formato de seu corpo. Afinal, nada mata a confiança como uma camisa, vestido, calça ou saia mal ajustada ou de baixa qualidade que grudam no corpo nos lugares errados!
Antes de selecionar um uniforme, certifique-se de permitir variações na grade de tamanho em que seus itens de uniforme escolhidos entram. Se sua força de trabalho é composta por pessoas com um corpo pequeno ou plus size, escolher uniformes que atendam a esses tamanhos será uma prioridade! Ou você pode precisar considerar dimensionamento personalizado.
Lembre-se de que os funcionários que se sentem confortáveis com seus uniformes têm mais probabilidade de se sentirem confiantes em seu ambiente de trabalho - e está comprovado que isso reflete positivamente no desempenho profissional!
O tamanho é sem dúvida o maior problema quando se trata de vestir uma grande equipe. Isso pode ser gerenciado de várias maneiras e dependerá de como sua empresa deseja operar. Para obter mais informações sobre suas opções, acesse nossa página de medidas no nosso site.
5. Considere o estágio de cumprimento
O modo como o seu fornecedor de uniformes gerencia o processo de aquisição de uniformes é uma consideração importante, ao fazer a transição para um novo uniforme ou fornecedor de uniformes.
A equipe está ciente dos marcos de implantação do uniforme?
Como os pedidos pendentes são gerenciados e comunicados à sua equipe?
Que tipo de comunicação existe sobre a entrega das mercadorias?
O que sua equipe faz se houver um problema com as mercadorias entregues?
Como os gerentes rastrearão e farão relatórios sobre as despesas com uniformes?
É essencial que seu fornecedor de uniforme tenha um processo estabelecido e não tenha medo de pedir depoimentos de clientes atuais!
Não existem duas empresas iguais. Da mesma forma, não existem duas estratégias e soluções de negócios idênticas. É importante analisar suas necessidades, prazos e orçamentos para determinar qual é a sua estratégia mais eficaz.
6. Identifique os campeões do projeto
Identifique os indivíduos dentro da organização para atuar como "defensores" da mudança. Eles são os membros da equipe que naturalmente lideram e influenciam positivamente a equipe ao seu redor. Eles também podem atuar como defensores da linha de frente e fornecer informações valiosas para os tomadores de decisão.
Seus 'campeões de mudança' podem ser um fator crítico para manter uma cultura de equipe positiva durante todo o processo de aquisição. Recrute campeões em sua organização e garanta o comprometimento de toda a equipe.
7. Envolva sua força de trabalho
Mantenha sua equipe engajada e informada. As pesquisas são uma ferramenta muito flexível e eficaz para obter informações da linha de frente de sua equipe de uma forma útil e anônima.
As pesquisas podem ser personalizadas para ajudar na lista de opções com base na popularidade ou em estágios posteriores, para prever e orientar a tomada de decisões sobre as quantidades de estoque.
Os melhores fornecedores de uniformes oferecerão modos de pesquisas que envolvem as partes interessadas como um serviço aos seus clientes. Trabalhar em parceria com seu fornecedor de uniformes nesta pesquisa pode render resultados muito mais ricos e fornecer maiores insights.
8. Experimente os uniformes
Como mencionamos anteriormente, o dimensionamento é uma questão importante quando se trata de ajustar uma equipe corretamente. Considere solicitar amostras para disponibilizá-las aos funcionários e mudar os campeões.
Por meio de um 'Teste do Usuário', você obterá informações em primeira mão sobre o ajuste e a funcionalidade do uniforme. Os testes de usuário podem durar algumas semanas ou alguns meses, dependendo da empresa e de seus objetivos para o teste. Os testes do usuário devem sempre ser acompanhados por uma pesquisa.
Procure saber o que sua equipe pensa sobre o tecido, se os uniformes ajudaram ou atrapalharam seu desempenho no ambiente de trabalho ou como eles gostam do caimento. Escolha um fornecedor uniforme que ofereça um serviço sofisticado e abrangente, caso essa estratégia seja adequada ao seu negócio e orçamento.
Em suma
Cada negócio é tão único quanto o uniforme da empresa. É importante analisar quais são as necessidades, prazos e orçamentos da sua empresa para determinar a estratégia mais eficaz para encontrar o fornecedor de uniformes ideal.
Seguindo os conselhos acima, você descobrirá que o processo de aquisição de novos uniformes é tão emocionante quanto ver sua equipe usá-los.