Como evitar 'reclamações de sua equipe' ao mudar o uniforme
Como evitar 'reclamações de sua equipe' ao mudar o uniforme ou fornecedor de uniforme.
Este é um dos maiores desafios dos gestores, mas pode ser facilmente administrado se você souber de alguns pontos que vamos falar a seguir. É surpreendente como decisões importantes, como o uniforme corporativo, são tomadas sem consultar a equipe que vai utilizar esses uniformes. Na verdade, eles devem ser as primeiras pessoas com quem você fala.
Os benefícios de mudar o uniforme de uma organização podem literalmente mudar a forma como uma organização é vista. Sua equipe precisa se sentir envolvida em todas as partes principais do processo e se sentir confortável com as decisões que estão sendo tomadas.
Os uniformes devem ser projetados para aumentar a moral da equipe, ajudar o usuário a se sentir mais confiante e garantir que ajudem o funcionário a fazer seu trabalho com mais facilidade. Se eles se sentirem desconfortáveis, constrangidos ou insatisfeitos com o que estão vestindo, isso refletirá em seu comportamento, desempenho e pode, em última análise, ter um efeito negativo na cultura da sua empresa, na experiência do seu cliente e na satisfação no trabalho.
Há uma enorme pressão sobre os gerentes de compras para que tomem as decisões corretas ao selecionar um novo fornecedor de uniformes. Afinal, há muitos riscos associados à troca de fornecedores - seja financeiro ou risco para as partes interessadas em sua organização ou risco pessoal associado às suas escolhas. Para evitar as armadilhas e garantir um processo contínuo, os gerentes de compras precisam fazer as perguntas certas, ter as pessoas certas envolvidas no estágio de compras e criar um plano claro para o sucesso.
Alinhe seus departamentos de marketing e RH
Antes de consultar a equipe, seus departamentos de Marketing e Recursos Humanos precisam estar totalmente alinhados e definir os parâmetros para as vestimentas dos uniformes. Documentar as respostas às seguintes perguntas é fundamental para garantir que a marca seja bem representada:
Qual é a intenção do uniforme?
Que cores deve incorporar para exaltar a marca?
Quantas peças de uniformes vão estar incluso?
Quem vai usar e quando?
Qual é o orçamento?
Como os uniformes serão fornecidos? Haverá uma quantia anual para cada funcionário e qual será?
Qual será o processo de substituição de uniformes perdidos, danificados ou mal ajustados?
Após o RH e marketing estar munido e alinhado nessas informações, você pode ir para o próximo estágio: realizar uma consulta rápida com a sua equipe.
E para facilitar esse processo disponibilizamos gratuitamente um material com “as 10 principais perguntas a serem feitas antes de realizar seu pedido”.
Basta baixar o questionário, imprimir e disponibilizar para sua equipe preencher.
Isso com certeza irá diminuir o atrito na aquisição de novos uniformes, e com certeza irá trazer benefícios em faze-los parte desse processo...
Até a próxima.