Implementação de Política de uso dos Uniformes
Você sabe para o que é e para que serve uma Política de uniformes para empresas?
Uma política de uniformes explica como o uniforme da empresa deve ser usado, o que é aceitável (e o que não é) e as implicações se caso essas diretrizes forem violadas.
Neste artigo vou explicar sobre a aplicação de uma política de uniformes para sua equipe visando facilitar o processo de uniformização.
Políticas de uniformes são uma necessidade em organizações maiores, mas podem ser muito úteis também em empresas de pequeno e médio porte.
Existem alguns aspectos para um programa de uniforme ter sucesso em uma empresa . Você precisa cuidar para manter um "visual" específico para seus uniformes que se alinhe com sua marca, garantir que os vários departamentos de sua empresa sejam atendidos, garantir que uniformes sazonais sejam incluídos, garantindo que os uniformes sejam adequados para a finalidade, se são de alta qualidade, se combinam com seu orçamento e cor consistentes. Em resumo tudo isso deve ser descrito.
Pode parecer um pouco opressor. Portanto, é compreensível que, depois de distribuir seu novo uniforme, você proteja a integridade deles implementando uma política de uniformes para que a equipe entenda as expectativas da administração em relação ao uniforme.
As vantagens de ter uma política de uniformes:
Alguns ambientes de trabalho ditam o código de vestimenta ou uniformes obrigatórios. Isso é particularmente relevante se sua equipe for obrigada a usar uniformes obrigatórios ou EPI devido a riscos no local de trabalho. Outro exemplo é que pode não ser seguro para os visitantes de uma fábrica usar gravata ou roupas soltas perto de máquinas, ou usar calçados específicos em certas superfícies.
Ter um documento que descreve claramente o traje corporativo padrão do local de trabalho é relevante e possui uma série de benefícios:
- Quando os trabalhadores associam seu uniforme e aparência a um determinado padrão, isso promove um certo nível de profissionalismo, o que pode impactar positivamente o desempenho.
- Os funcionários entendem claramente o que está sendo pedido deles para que não haja confusão, evitando conversas difíceis com os gerentes.
- Fortalece a percepção e o conhecimento da marca corporativa.
- Garante a consistência em toda a empresa - cor, qualidade e como os funcionários se apresentam.
- Políticas de uniformes permitem que você defina requisitos específicos para diferentes unidades de negócios, o que requer que considerações específicas sejam feitas.
- Demonstra o compromisso da sua empresa com o bem-estar e a segurança dos funcionários.
A diferença entre um código de vestimenta e uma política de uniforme.
Há uma diferença entre um código de vestimenta de trabalho e uma política de uniformes.
Um código de vestimenta descreve o tipo e o estilo de roupa permitido para uso no trabalho. Empresas geralmente têm um código de vestimenta que define as suas exigências e regras. Isso pode incluir a apresentação e condição das roupas usadas para trabalhar, roupas reveladoras ou ofensivas. Também pode indicar um estilo específico a ser usado, por exemplo, "casual elegante". Além das roupas em si, uma política de código de vestimenta corporativa também pode abranger calçados, joias, penteados e comprimento, tatuagens e piercings corporais.
Os uniformes são geralmente obrigatórios e estipulam que os funcionários (ou uma função ou unidade de negócios específica) usem o mesmo tipo de roupa. Alguns prêmios e acordos empresariais contêm disposições que abrangem o fornecimento, uso, substituição e lavagem de uniformes. Algumas empresas preveem que os funcionários recebam um “subsídio uniforme”. Os empregadores têm o direito de definir padrões de uniformes e exigir que os funcionários os cumpram.
Para tornar mais fácil para você, vamos disponibilizar um modelo de política de uniformes - totalmente editável e gratuito para você aplicar no seu negócio. Mas antes vamos falar um pouco das 4 regras para se levar em consideração na implementação da política de uniformes.
Verifique se está observando estas 4 regras:
1. Incluir nos documentos contratuais
O uniforme e seu uso devem estar inscritos no contrato de trabalho. Você também deve incluí-lo na política da sua empresa e no manual de procedimentos. Algumas empresas também possuem uma Política de Uniforme que permite que você seja específico quanto às expectativas. Não deve haver dúvidas de que o funcionário entende perfeitamente que o uso de uniforme é uma condição para trabalhar e você tem sido claro sobre as consequências do descumprimento.
2. Seja claro quem é financeiramente responsável pelo uniforme
A maioria das empresas entregam um subsídio para uniformes e podem fornecê-los gratuitamente aos funcionários. Como alternativa, algumas empresas preferem que os funcionários comprem os uniformes a preço de custo deles. Seja qual for a sua política, comunique-o claramente à sua equipe e divulgue o valor do uniforme em todos os recibos, se eles estiverem comprando diretamente de você.
3. Conheça suas obrigações
Se o pessoal estiver comprando seu próprio uniforme, você pode pagar a eles um subsídio de uniforme e, em alguns casos, um subsídio para cobrir as despesas de lavagem. Suas obrigações variam de acordo com o setor em que você está.
4. Evite discriminação na política de uniformes de sua equipe
Ao redigir sua política, considere tudo o que pode impedir um funcionário de aderir às regras - incluindo aqueles com exigências religiosas. Justifique e comunique quaisquer regras, que sejam cruciais por razões de segurança, com respeito.
Ajustes podem ser necessários para qualquer membro da equipe com deficiência, doença, alergia ou equipe que não se encaixe nos tamanhos padrão dos uniformes fornecidos.
O código de vestimenta não deve diferenciar com base no gênero. As regras devem ser aplicadas igualmente a cada gênero - mesmo se roupas específicas forem diferentes.
O que você inclui em uma política de uniformes?
Esteja você criando uma política de uniformes do zero ou melhorando a existente, aqui está o que incluir.
- Objetivo - o que você está tentando alcançar tendo uma política de uniformes
- Aplicação - em quais partes da empresa esta política de uniformes se aplica
- Política - quais aspectos compõem sua política de uniformes, descreva as declarações que você deseja que sua equipe mantenha
- Diretrizes - delinear todas as diretrizes que devem ser observadas como responsabilidade, provisionamento de uniformes, aquisição de uniformes, manutenção dos uniformes, como lidar com devoluções de uniformes, higiene pessoal e arrumação, crachás de identificação e consequências da não conformidade.
Pense em como você apresenta a política de uniformes para sua equipe. Sempre que possível, tente torná-lo visualmente atraente e descritivo. Se você está revitalizando sua política de uniformes, introduzindo um em um negócio com os uniformes atuais ou iniciando um novo negócio, o modelo gratuito que vamos lhe entregar o ajudará a planejar todo o conteúdo.
Considerações de cuidado e higiene
Alguns empregadores optam por incluir diretrizes sobre os padrões de higiene pessoal e higiene no local de trabalho. Uma política escrita deve ser projetada não apenas para comunicar os padrões do local de trabalho, para que os funcionários saibam o que se espera deles, mas também para apoiar a ação do empregador se surgir uma situação de trabalho relevante para a higiene pessoal ou arrumação.
Os padrões de higiene podem incluir requisitos como uniformes arrumados, limpos, passados a ferro e desgrenhados ou as roupas não devem ser muito justas ou reveladoras. Também pode incluir requisitos específicos, como a remoção de piercings corporais ou faciais, uso de esmalte de unha, calçados adequados permitidos ou cobertura de tatuagens. Dependendo do setor em que sua empresa está inserida, alguns aspectos de higiene podem ter um requisito de Saúde e Segurança.
Os padrões de higiene normalmente incluem requisitos de que os funcionários devem tomar banho ou tomar banho regularmente, usar desodorante (odor corporal) e ter higiene bucal adequada (mau hálito).
Política de código de vestimenta casual de sexta-feira
Sexta Casual significa algo diferente para cada empresa. Se sua equipe costuma usar ternos, o traje casual apropriado pode ser "casual elegante" - calça cáqui ou calça casual, camisa de botão e sem gravata para homens ou calças, saia, blusa ou vestido para mulheres.
Nem todas as roupas casuais são adequadas para o escritório.
As roupas normalmente usadas na praia, na academia ou no descanso em casa podem não ser apropriadas para uma sexta-feira casual no trabalho.
Em resumo
Para tornar tudo isso mais fácil para você, nosso time disponibilizou um modelo de política de uniforme - totalmente editável e gratuito para você aplicar no seu negócio. O modelo de política uniforme abaixo pode ser adaptado às necessidades de sua empresa e deve ser considerado um ponto de partida para definir a política uniforme de sua empresa.